Informações sobre a UFF

Postado por idaalves em 15/jun/2020 - Sem Comentários

Comunicado à Comunidade Acadêmica da UFF

LINK: http://uff.br/?q=comunicado-comunidade-academica-da-uff

Eduff disponibiliza 100 e-books para download gratuito

Para não deixar ninguém sem livros na quarentena, a Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) acaba de disponibilizar 100 títulos para download gratuito em seu site. E há opções para todos os gostos: de livros infantojuvenis, passando por estudos de antropologia, história, educação, letras, matemática etc., o acervo da Eduff reúne trabalhos de pesquisadores das diversas áreas do conhecimento.

LINK: http://www.uff.br/?q=eduff-disponibiliza-100-e-books-para-download-gratuito

PROGRAD divulga questionário para apoiar ações de prevenção e combate ao COVID-19

A PROGRAD- UFF visando apoiar as ações institucionais de prevenção e combate ao Coronavírus-COVID-19 solicita a participação voluntária de estudantes de graduação no preenchimento do questionário intitulado:  Auto-avaliação de saúde  dos estudantes de graduação da UFF como estratégia de divulgação e conscientização sobre o coronavírus- covid-19.

O objetivo deste questionário é subsidiar ações  institucionais de divulgação e conscientização sobre o Coronavírus-COVID-19 junto aos estudantes de Graduação da UFF. O preenchimento não é obrigatório, não há identificação pessoal e não se configura como ferramenta de diagnóstico.

Para participar, basta acessar: https://forms.gle/FGJXyYLkcF9tQFpG8

LINK: http://www.uff.br/?q=prograd-divulga-questionario-para-apoiar-acoes-de-prevencao-e-combate-ao-covid-19&fbclid=IwAR1X03bJMji6g_kk6MACQ645qKfVALhnVBLJ-T1pO2tpCqqy56SMVt6MN1c

UFF suspende por tempo indeterminado os calendários acadêmico e administrativo de 2020

A Universidade Federal Fluminense suspendeu por tempo indeterminado os calendários acadêmico e administrativo de 2020 até que a Autoridade Sanitária autorize a retomada das atividades presenciais. A decisão foi aprovada por unanimidade em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) por videoconferência. Os calendários serão revisados assim que as atividades presenciais possam ser retomadas. A medida está respaldada no Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 e nas determinações da Autoridade Sanitária.

Em fala durante a abertura da reunião, o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, enfatizou o papel de destaque das universidades federais em compreender o impacto do momento em que vivemos na sociedade e suas consequências. “Temos maturidade institucional suficiente para desenvolver nossa missão nesse novo mundo que se molda. A rede de universidades federais terá um papel fundamental para pensar e promover o país que seremos no futuro. Todas as áreas do conhecimento vão contribuir na construção da nova sociedade que emergirá a partir desse cenário desafiador”, afirmou o reitor.

A UFF continua ativa, produzindo ciência, tecnologia e inovando nas ações de enfrentamento à Covid-19. As atividades administrativas também continuam pelo trabalho remoto por meio de videoconferências.

LINK: http://uff.br/?q=uff-suspende-por-tempo-indeterminado-os-calendarios-academico-e-administrativo-de-2020

UFF adia o início do semestre letivo pelo período de 30 (trinta) dias

Em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19) e no intuito de reduzir a disseminação do mesmo, a Universidade Federal Fluminense vai adiar o início do semestre letivo pelo prazo de 30 (trinta) dias, compreendido no período de 16/03/2020 a 14/04/2020, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades.

Link da Noticia: http://uff.br/?q=uff-adia-o-inicio-do-semestre-letivo-pelo-periodo-de-30-trinta-dias

Funcionamento do Instituto de Letras

Funcionamento do Instituto de Letras
durante o período de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus

A partir do dia 17 de março, em decorrência do período de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus, o Instituto de Letras tomará as seguintes medidas, com o objetivo de reduzir a velocidade de propagação do vírus, de acordo com as diretrizes da gestão da Universidade Federal Fluminense:

1. Todos os atendimentos deverão ser feitos de maneira virtual, preferencialmente pelos e-mails disponíveis no site: http://letras.uff.br

2. Todas as atividades acadêmicas, como palestras, seminários, aulas inaugurais, eventos e outros estão suspensas até que o calendário seja retomado. Serão mantidas apenas as bancas de defesa que não puderem ser adiadas.

3. Todas as reuniões deverão ser feitas de forma virtual ou, se possível, adiadas.

4. Qualquer outra atividade deverá ser solicitada com antecedência e avaliada pela direção da unidade.

A qualquer momento novas recomendações poderão ser divulgadas.

Posicionamento sobre as atividades da UFF em relação ao Covid-19

A Universidade Federal Fluminense (UFF), considerando as ponderações do Grupo de Trabalho de especialistas composto para assessorar a administração acerca da pandemia do novo corona vírus e após consulta à Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, decidiu adiar por 1 (uma) semana o início do período letivo que ocorreria na próxima segunda-feira, dia 16 de março.

A UFF tem unidades situadas em 9 municípios em todas as mesorregiões do Estado do Rio de Janeiro, por onde circulam cerca de 50 mil alunos. Quando se considera interromper aulas que já estão em andamento, o objetivo é reduzir o nível de circulação e o contato entre as pessoas. Enquanto que, no caso da UFF, onde o período letivo ainda não se iniciou, o adiamento visa evitar o aumento da situação corrente de circulação de dezenas de milhares de pessoas. Isso está em linha com as recomendações da OMS, Ministério da Saúde, MEC/SESU e Secretaria do Estado do Rio de Janeiro de evitar locais com aglomeração de pessoas e contribui para a contenção da transmissão do vírus.

A graduação em Medicina, cujo período letivo está em andamento desde o dia 09 de março, também terá suas aulas suspensas temporariamente pelo mesmo período, em consonância com os outros cursos da UFF. Os alunos de Medicina em internato devem seguir a orientação da unidade hospitalar em que atuam. Em relação aos cursos de pós-graduação, o adiamento temporário das aulas ficará a critério de suas respectivas coordenações, recomendando que sejam consideradas suas especificidades e as orientações dos órgãos de saúde.

Considerando que as atividades acadêmicas do Colégio Universitário tiveram início em fevereiro e que envolvem alunos de ensino infantil, fundamental e médio, suas atividades serão mantidas e deverão seguir a orientação das Secretarias Municipal e Estadual de Educação.

Recomenda-se suspender, neste período, cerimônias, eventos ou qualquer outra situação de aglomeração de pessoas.

Em relação aos servidores recomenda-se que, em casos suspeitos, prováveis e/ou confirmados de doenças pelo coronavírus, o ela/ele procure atendimento médico na rede de assistência básica pública ou privada de saúde e siga as orientações da equipe de saúde. Caso seja identificada a necessidade do servidor ser afastado de suas atividades laborais para a adoção de medidas previstas, o ela/ele deverá comunicar tanto sua chefia imediata quanto a Divisão de Perícia.

Essas medidas não diminuem a importância de se observar as orientações de prevenção do Ministério da Saúde que podem ser acessadas no site do GT da UFF no link: http://www.uff.br/coronavirus

Essas recomendações poderão ser atualizadas a qualquer momento a depender das condições e das orientações da autoridade sanitária.

LINK: http://uff.br/?q=noticias/13-03-2020/posicionamento-sobre-atividades-da-uff-em-relacao-ao-covid-19

UFF comprometida com o combate ao COVID-19!

Prograd Informa: Sobre o ensino à distância durante a Pandemia

http://www.uff.br/?q=prograd-informa-sobre-o-ensino-distancia-durante-pandemia

Letras UFF Online

Programas

Publicações

Secretaria Administrativa

Horário de Funcionamento:

De segunda a quinta-feira, das 9h às 19h, atendimento PRESENCIAL.

De segunda a sexta-feira, atendimento REMOTO via email.

Email: secretarialetras.egl@id.uff.br

Contatos

SECRETARIA DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE LETRAS

E-mail: secretaria.ggl.egl@id.uff.br

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM – GCL

E-mail: gcl.egl@id.uff.br

DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS – GLC

E-mail: glc.egl@id.uff.br

DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS E MODERNAS – GLE

E-mail: gle.egl@id.uff.br

 

Localização

Campus do Gragoatá – Blocos B e C
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº
São Domingos – Niterói – RJ – CEP:24210-200

Telefones:
Secretaria do Instituto de Letras: (21) 2629-2043/ 2629-2036

Parcerias

Skip to content