Histórico

O atual Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense surgiu com o nome de Faculdade Fluminense de Filosofia, graças à iniciativa de um grupo de professores, reunidos em Assembléia geral, em dezembro de 1946. No ano seguinte, um decreto permitiu o funcionamento da faculdade nas instalações do Liceu Nilo Peçanha, após a autorização do Conselho Nacional de Educação para o início dos primeiros cursos.

No ano de 1951, um decreto reconheceu os cursos de Letras Clássicas e Letras Neolatinas, Pedagogia, Geografia e História, além de Ciências Sociais, Matemática, Letras Anglo-Germânicas e Didática.

Em 1954, com autorização do Governo do Estado, a Faculdade foi transferida para o prédio do Instituto de Educação e, em 1960, passou a funcionar nas dependências da Escola Aurelino Leal, no Ingá.

A faculdade foi agregada à U.F.E.R.J com o nome de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no final de 1960. Foi federalizada, em setembro de 1961, e incorporada à Universidade. No ano de 1965, a faculdade foi transferida para sua sede própria, construída em terreno doado pelo município de Niterói, à Rua Dr. Celestino, 78.

Com a reestruturação determinada pelo decreto 62.414, de março de 1968, a Universidade passou a se chamar Universidade Federal Fluminense, e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foi desmembrada em diversas unidades. O Instituto de Letras foi uma dessas unidades e permaneceu na sede da Rua Dr. Celestino, onde também ficou a Faculdade de Educação.

Em 1971, foram criadas as habilitações em Português-Literaturas, Português-Inglês, Português-Francês, Português-Espanhol, Português-Alemão, Português-Latim, Português-Grego e Português-Italiano. Em 1976, criaram-se os bacharelados em Crítica Literária, Tradução e Interpretação e Revisão Crítica. O curso de Pós-Graduação foi implantado em 1971, com o Mestrado em Língua Portuguesa. No ano seguinte, se iniciou o Mestrado em Língua Inglesa e, em 1975, passaram a ser oferecidas as áreas de Literatura Brasileira e Portuguesa.

Em 1978, o Instituto de Letras foi transferido para o Valonguinho, onde dividia um prédio com o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.

Com o ano de 1980, iniciaram-se os cursos de especialização, com a modalidade Língua Francesa e Literaturas Francófonas, a que se acrescentariam Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas da Língua Inglesa. A década de 80 trouxe ainda a criação do Mestrado em Literaturas de Língua Francesa, em 1983, que passou a denominar-se Mestrado em Línguas Francófonas, em 1988.

No dia 18 de abril de 1990, o Instituto de Letras foi transferido para o Campus do Gragoatá, onde se localiza até hoje. A inauguração ocorreu no dia 16 de agosto do mesmo ano.

Letras UFF Online

Programas

Publicações

Secretaria Administrativa

Horário de Funcionamento:

De segunda a quinta-feira, das 9h às 19h, atendimento PRESENCIAL.

De segunda a sexta-feira, atendimento REMOTO via email.

Email: secretarialetras.egl@id.uff.br

Contatos

SECRETARIA DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE LETRAS

E-mail: secretaria.ggl.egl@id.uff.br

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM – GCL

E-mail: gcl.egl@id.uff.br

DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS – GLC

E-mail: glc.egl@id.uff.br

DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS E MODERNAS – GLE

E-mail: gle.egl@id.uff.br

 

Localização

Campus do Gragoatá – Blocos B e C
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº
São Domingos – Niterói – RJ – CEP:24210-200

Telefones:
Secretaria do Instituto de Letras: (21) 2629-2043/ 2629-2036

Parcerias

Skip to content